segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

É possível amar nos dias de hoje?

Hoje me deparei com esse pensamento. Será mesmo que é possível amar hoje em dia? Amar mesmo, sem reserva, aquele amor não romântico ou fantasioso, mas aquele amor seguro, bom de amar, bom de viver, com aquela pessoa que vale a pena?

É possível amar quando você tem medo de aceitar um convite porque por mais que você converse não sabe as intenções da outra pessoa? Porque ela simplesmente escorrega e mente? Ou porque a gente já foi tão pisada que esse medo nem se justifica, mas está lá, como um radar e ao menor sinal ele faz um barulho enorme e você recua feito um cachorrinho para dentro da casinha em dias de fogos na rua. Desculpe a comparação, mas é assim que me sinto nos últimos dias, você conversa com uma pessoa aparentemente legal, com qualidades aparentemente legais e vai gostando, e ai ela se solta com um papinho que você imagina, poxa! Ela só queria isso? Ou... por que que ela falou isso? E ai tudo desmorona no seu pensamento, as pequenas expectativas que existiam caem por terra e você volta a estaca zero, não estou dizendo que estamos loucas por relacionamentos, acho até que estamos na melhor fase, nós mulheres, estamos mais fortes e mais espertas, mas isso não nos impede de conversar com aquele carinha que puxou assunto no insta ou no wpp. 

Mas ai que está, na maioria das vezes nós só perdemos nosso tempo porque eles não perdem mais tempo na conquista, não perdem mais tempo procurando nos agradar sendo homens de verdade, não perdem mais tempo com falação de mulher. Hoje há um imediatismo muito grande nas "relações" que acabam ficando líquidas e superficiais, e a cada fracasso nós vamos nos tornando mais desconfiadas, e mais reservadas, e o amor de verdade não permite reservas, mas como saberemos? Como podemos apostar se não nos sentimos seguras?

Aqui, sozinha, tomando meu vinho quase diário, estou escrevendo na tentativa de dividir um pouco do que escuto todos os dias, de pré-relações que acabam antes de começar, de conversas que nem dão tempo de serem encantadoras. Sinceramente? Nem sempre fui assim, eu não tinha um ouvido tão apurado assim e nem apreciava a solidão com uma taça de vinho na mão, mas hoje o meu melhor momento é quando estou comigo, quando estou me curtindo, quando processo o que ouço e aprendo com isso, quando cresço, mesmo sem ninguém aqui para comprovar, e sei ainda que mesmo estando com pessoas ao meu lado posso estar só, já estive tantas vezes. Nem sempre a companhia está de fato com você.

Claro que ainda acredito no amor, lógico! Só não sei se é possível amar. Se procuro? Sim! Mas hoje com cautela, com paciência, com desconfiança e muita reserva. Sei que existe algo pra mim, nem que sejam minhas amigas, que sei que me amam de verdade ou minha família que faz tudo por mim, talvez eu possa passar pela vida tendo apenas esse tipo de amor, mas quer saber? Não me preocupo mais tanto assim, o que me preocupa é essa incerteza das relações, porque elas surgem, porque a gente embarca, porque a gente sempre acha que pode ser possível? Não sei, e se você souber hoje, com essa pessoa que está com você que é possível amá-la, ame, mas ame muito e faça ela sentir que é a pessoa mais especial do mundo, porque isso voltará para você. 

Mas se assim como eu você ainda tem dúvidas, pense assim "Estou hoje aqui pra mim, pros meus sonhos, pros meus objetivos, e se eu tiver de construir um relacionamento em que eu não seja amada de verdade, que eu não seja especial ou que não o veja como especial, ele não me interessa". 

Diakova

Um comentário:

  1. Excelente texto,contudo isso não acontece só no mundo feminino existem homens que vivem rodeados de filhos, mulher e parece estar sempre sozinho. Pela falta de comprometimento com a sua essência... A de saber amar, o amor é como uma grande lição tem que aprender e saber se doar.��

    ResponderExcluir