quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A palavra que me fez ser

Eu tinha 13 anos quando aquela palavra me chamou atenção. Toda vez que a professora entrava na sala com aquela camisa, eu ficava olhando e me perguntando o motivo de uma pessoa usar uma camisa com aquela palavra. Eu era acostumada a ver camisas de times, de imagens, de bichinhos e das mais variadas estampas possíveis, mas com uma palavra era muito raro, e aquela palavra em especial realmente me deixou curiosa. Até que um dia eu não resisti e assim que tive uma chance, na hora em que fui levar o caderno para a professora corrigir, eu perguntei o que significava aquela palavra na camisa dela, ela se surpreendeu e me respondeu que era o curso em que ela havia se formado para ser professora, a palavra era "Letras", assim, somente ela, no meio da camisa, eu não me lembro a cor da camisa, nem da palavra, e talvez o que eu conte aqui não tenha sido exatamente do mesmo jeito, mas tenho desse jeito no meu coração, afinal, já faz alguns muitos anos. 

Tempos se passaram e ao ver a professora todos os dias vindo nos dar aula com seus olhos amigáveis e seu jeito doce, até demais, eu imaginava aquela palavra e o quanto ela representava para aquela pessoa, o quanto apenas aquela palavra fez dela o que ela queria ser quando crescesse, e o quanto havia peso naquela palavra, não teve jeito e eu não a esqueci mais. A cada dia eu pensava mais e mais naquela palavra.

O tempo foi passando e eu fui me encantando mais, comecei a pensar em ser professora também, pensava como seria legal poder saber tudo de português e ainda ensinar, entrar numa sala cheinha de crianças e poder passar o que eu sabia e ainda ser exemplo pra eles. Eu passei a fazer disso o que eu realmente queria fazer, e a cada dia perguntava mais e mais a professora de como eu poderia fazer para me tornar professora também, claro que apesar de sempre eu ter tido um olhar um pouco mais maduro para a minha idade eu ainda não entendia o porquê das greves todo ano e a desvalorização do professor, me encantei ao observar aquela professora e ao conhecer aquela palavra, me encantei pelo que isso representava para mim e para ela. 

Sou professora, e quando me pego pensando no motivo de ser  é essa história que vem a minha cabeça, e penso também nos meus alunos e no quanto posso ser melhor a cada dia, aprendo muito com eles, rio muito com eles e confesso que me estresso muito com eles, mas assim como aquela professora, eu procuro olhar meus alunos com olhos amigáveis e ser doce, muitas vezes não consigo, sou mais para uma bruta-doce, que para uma querida-professora-bondosa, mas eles sabem que não é por mal, eles são a minha vida agora e sempre serão, mesmo quando não forem mais meus alunos. Mesmo quando eu não der mais aulas, eu me lembrarei dessa história e saberei que sempre tive a certeza do que queria ser e que consegui ser, saberei também que vivi uma vida plena fazendo o que eu mais amava. 

Levanto todos os dias e me vejo uma pessoa que teve muita coragem de assumir o que seria, sem medos ou receio, levanto de cabeça erguida para fazer o que amo com pessoinhas que amo, e que  fazem muita diferença na minha vida. Escrevo hoje sobre isso porque desde que acordei que me sinto meio incompleta, e quando sinto isso sei logo que é a exaustão chegando, e não deixo que ela se instale em mim, procuro logo pensar no que fiz de mim e no que sou, e busco motivação para continuar, apesar de que ainda estou no inicio da vida, mas hoje as coisas não são mais como no tempo daquela minha professora, já era bem difícil, os alunos não davam mole, mas hoje a sociedade mudou e creio que é bem mais complicado ter o domínio de sala e conseguir resultados satisfatórios, para isso, nós professores, nos esforçamos bem mais e nos desgastamos bem mais, assim temos que buscar motivação o tempo todo e saber que lutamos muito para chegarmos até aqui, as milhas que percorremos foram para que conseguíssemos ser o que queríamos ser. 

Hoje, muito tempo depois, eu consegui, sou professora e de português, fiz o curso com muito esforço e hoje tenho meu ganha pão garantido. Certamente essa professora nem sabe o quanto ela e sua camisa com sua palavra fizeram diferença na minha vida, assim como eu não sei o quanto consigo fazer diferença na vida dos meus alunos, mas assim como ela, eu sei que sempre conseguimos tocar nem que seja um aluno sequer, assim como ela me tocou, outra certeza é que talvez nenhum colega meu daquela turma lembre dessa camisa com essa palavra, mas eu lembro e fiz disso a minha vida também, sonhei, e isso fez da minha vida melhor.

Diakova

Nenhum comentário:

Postar um comentário