Li este livo em 2015, por uma indicação dos professores da pós graduação, achei simplesmente maravilhoso, você mergulha no universo da época em que Freud, Nietzsche e Breuer eram vivos e estudavam os mistérios do pensamento humano.
Mas além disso, você se depara com um romance cheio de acontecimentos que misturam realidade e ficção nas vidas desses grandes estudiosos que contribuíram tanto para a humanidade.
Um livro super indicado para quem conhece ou não filosofia e psicanálise.
Segue sinopse ..
Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está prestes a se deparar com um grande desafio: tratar o filósofo Friedrich Nietzsche, atormentado por uma crise existencial e por uma depressão suicida. Mentor de Freud, Breuer, entretanto, vive também um momento de angústia, obcecado pelas fantasias sexuais com Anna O., jovem que tratou com seu novo método terapêutico.
O encontro destes dois homens extraordinários resulta numa profunda amizade, aqui recriada pela imaginação poderosa de Irvin D. Yalom, conhecido psiquiatra e escritor renomado. Tomando como pano de fundo a Viena do final do século XIX, ele constrói um romance apaixonante, em que realidade e ficção se misturam, assim como a literatura, a filosofia e a psicanálise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário