Esse livro é, sem dúvidas um belo conto de fadas, mas uma história de fantasmas, sereias e licantropos também. Porém, essa história trata-se ainda de uma grande história de amor que você percebe em um quebra-cabeça, que podemos dizer que sim, é pós-moderno, e o estilo da autora é único e bem complexo.
A autora, Caitlín R. Kiernan faz uma viagem pela mente da personagem que tem uma doença mental. Um romance cheio de mitos e mistério, beleza e medo, que você não sabe bem o que é real e o que é imaginário, pois a personagem, Imp. sofre de esquizofrenia, e por diversas vezes se perde nas datas, lugares e informações.
Mas, esse livro é uma das histórias de horror mais poderosas da atualidade, cheio de elementos do mundo fantástico e mágico e também com características marcantes de uma jovem que sofre e que tenta contar sua história da maneira que consegue.
O romance foi indicado a vários prêmios de literatura fantástica, ganhou o importante Bram Stoker Awards 2013. A autora já é comparada com Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, e no romance você encontra referências das obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, e a escritora Virginia Woolf. Uma literatura riquíssima.
“(…) assombrações são memes, em particular, transmissões de ideias perniciosas, doenças contagiosas sociais que não precisam de hospedeiro viral nem bacteriano e são transmitidas de milhares de modos diferentes.”
Masssss, apesar dos pensamentos confusos da cabeça de Imp e das frequentes dúvidas sobre o que aconteceu ou não, a escrita da autora me intrigou bastante. É um livro muito difícil e é para quem está realmente disposto a se deixar levar por muitas dúvidas e a se enganar com a personagem. Ela parece real e ao mesmo tempo não.
A escrita é sombria e mostra muitos medos que nos acometem, sejam eles motivados por questões externas ou empíricas, são medos acrescidos pela mente de uma garota esquizofrênica que vai nos contando sua história, do seu ponto de vista confuso, que se revela cada vez mais cheia de mistérios.
“Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagados pelo tempo”.
Título original: The Drowning Girl, a memoir
Editora: Darkside Books
Número de páginas: 320
Gênero: Romance psicológico/Realismo mágico
Rating: ★★★★★
Diakova
Nenhum comentário:
Postar um comentário